Bota ou tênis... a pergunta que não se cala nunca!
A dúvida é talvez uma das top+ nas conversas sobre o Caminho.
Qual o melhor calçado para fazer o Caminho de Santiago. Para mim é tênis de meio cano, para o Paulo é a bota, para a Carolina pode ser a papete... calçados vão além do gosto pessoal.
Depende da estrutura dos seus
pés. Atenção ao comprar seus calçados , pois eles podem fazer da sua viagem um inferno ou um céu. Não caia em papo de vendedor que ela lasceia... que pega a forma dos seus pés...
Contador de passos , monitor cardíaco e de pressão : O querido dos peregrinos com mais de 40 anos! Veja mais!
É como um casamento!
Imagina se não está dando certo no começo? Seus pés tem de se apaixonar p
elo calçado, e ainda assim alguma briga sai no Caminho. Se começar brigado, a coisa ferve lá. Amaciar o calçado tem por função criar seus calos , acostumar seu pé, e dar uma amaciada no couro dela, deixar mais "usada"... mas não se engane... calçado que começa ruim tende a ficar pior.
O calçado é um dos principais pontos no caminho. Levei uma bota de tracking de cano baixo da Columbia com cadarço elástico (facilita retirar e calçar). Amaciei antes e troquei a palmilha durante o caminho, a durabilidade do calçado é de 500km e o que mais amassa é a palmilha (comprei uma lá). Andei com um espanhol com um tênis de corrida e estava sofrendo muito com a planta do pé por causa das pedras (reclamava o tempo todo). Usei um chinelo para tomar banho e andar pelas cidades depois do albergue. Um detalhe importante, depois de um dia de chuva, é usar jornal socado dentro do calçado, no Cebreiro ficava virando o jornal de quando em quando, funciona muito…