Para quem vai pela primeira vez e não sabe como é, obviamente basta pesquisar nesse próprio site, conversar com peregrinos que já foram, com associações, ver documentários, filmes e ouvir depoimentos no geral.
Mas ainda sim fica aquele medo do desconhecido. Como será? Melhor sozinha/o ou acompanhada/o ? E se eu me perder?
Mas sabemos que hoje temos um leque de aparatos para qualquer eventualidade, celulares com apps de todo tipo.
Quando eu fui a primeira vez, não existia smartphones e nem kindle eu optei pelo guia impresso que comprei em Pamplona antes de pegar o trem para San Jean e começar o caminho, digo que foi essencial pois no guia tem dicas dos albergues, quanto custa, onde comer, tipo de geografia que pegaremos no caminho e várias outras informações como história da região, arquitetura,
lendas.
Mas eu poderia ter optado em só seguir as setas amarelas, muitas pessoas fazem isso. E tudo bem, pois realmente seguindo a seta amarela o destino é o mesmo.
Da segunda vez que eu fui, já existiam smartphones, mas optei por fazer o caminho seguindo as setas e quando parava usava o tablet nos albergues para ver as distâncias, região geográfica e opções de albergues. Funcionou bem também.
Mas, planejo para minha próxima peregrinação levar o guia do caminho no meu kindle porque além de levar os livros que gosto de ler na viagem sem carregar peso, consigo acessar sem necessidade de internet e pacote de dados.E como meu próximo caminho será um trecho que eu não conheço que é o Caminho de Portugal não quero apenas seguir as setas, quero informações mais completas durante o caminho, e juntando o útil ao agradável pois amo ler, os guias trazem uma diversidade de informações compiladas e direcionadas para o que buscamos.
Por fim, que tipo de peregrino você gosta de ser o mais desprendido seguindo apenas as setas amarelas? Ou amante do bom e velho Guia Impresso? Ou como eu que gosto de ler muito e aproveitar as facilidades da tecnologia para diminuir tamanho e peso na mochila e usar um kindle ou outro leitor de ebooks?
Conta para gente qual sua história e preferência?
Até o próximo post pessoal!
Os preços do kindle despencaram, clique aqui e saiba mais
Também amei as dicas. Obrigada por partilhar :)
duas das vezes que fui estava em grupo foi muito facil , so acompanhar o grupo. na segunda fui com marido tranquilo seguro e ja com GPS... na ano de 2019 fui com o filho cheio de vontade esperto e tudo sabe , smartfone net de primeira e GPS... s foi sem dificuldade pois ja conhecia o caminho. e fizemos meio caminho historico, meio frances , ficamos 3 dias por la e rumamos depois de compustela de onibus para Porto .Foram 4 dias em Porto e os pes pediram estrada e voltamos a compustela ...fizemos o portugues...desfrutamos mais a viagem dos sonhos.
Comprei um guia pequeno de bolso, levei celular, mas o que ajudou muito foi uma lista de albergues atualizada fornecida pelo escritório do Caminho em San Jean, alguns albergues estavam se preparando para fechar em novembro, foi muito util a lista. Quanto ao diário levei as folhas mais leves que tinha e uma caneta bico de pena (rss) o diário ficou legal. Uma dica peguem os carimbos dos albergues e das igrejas no diário também, fica ilustrado. O ideal é levar o mínimo de coisas possíveis, cheguei com uma mochila com 7kg e consegui reduzir para 5kg. Envie o que achar desnecessário (mas impossível de descartar) para o correio de Santiago como "posta restante" e pegue quando chegar na cidade.…